sexta-feira, 15 de julho de 2011

Complexo prisional em Palhoça sim!


O projeto de um novo complexo prisional já tramita a uma década, e as fugas que aconteceram recentemente servirão para reacender e apressar a futura obra, como sempre precisa acontecer algo para então começarem a pensar em fazer, infelizmente.
Moradores e muitos políticos estão em desacordo com a construção de uma penitenciária em palhoça, o local escolhido foi a baixada do Maciambu, ou melhor, em uma zona de preservação ambiental que, caso afetada poderá influenciar no ecossistema da região.
Mas a frase da cidade não é “Bela por natureza”?  Andei pesquisando sobre a fauna e a flora dessa região e descobri que ali trata se de uma área de preservação permanente (APP), consta também de um sitio arqueológico e tem ainda a presença de sambaquis. Isso já é o suficiente para planejarem outro local, o ecossistema tem que ser preservado e colocado em primeiro lugar, é totalmente imoral destruir a natureza, até porque é ela responsável pelo turismo da região e qualidade de vida dos moradores.
Com certeza ninguém quer um presídio perto de suas casas, mas todos reclamam da situação, dos sistemas carcerários em SC, da superlotação, da falta de fiscalização ocasionando fugas repentinas e rebeliões, entre outros.
As pessoas que estão criticando esse projeto deveriam repensar melhor, pois muito se escuta a população reclamar e não pensam em como é a penitenciária da Agronômica, que fica no meio de uma zona urbana que está saturada e precisa urgente que seja desativado o complexo, e aqui em Palhoça não iria ser construída no meio da cidade, ou seja, como sempre a população não pensa no bem estar coletivo.
É muito cômodo ir contra a uma penitenciária que seria construída em sua cidade, mas todos querem que bandidos sejam presos.
Eu não concordo em usar um terreno que está em área de preservação, mas concordo em termos uma penitenciária em Palhoça, à grande Florianópolis precisa urgente de um complexo novo com mais estrutura, que ofereça mais vagas, moderno, para evitar fugas, e se realmente for de qualidade e com fiscalização suficiente, os moradores da região não precisarão se preocupar.
Muitos falam que é um presente de grego, mas esse termo cabe a praça de pedágio no meio de Palhoça, onde já se viu pagar para circular dentro de uma mesma cidade, francamente, a prefeitura não sabe mais da onde tirar dinheiro dos palhocenses.
É claro que existem outras prioridades para melhorar Palhoça, por exemplo, um hospital, melhoria de escolas, valorização de professores, implantarem a guarda municipal em Palhoça, porque quem freqüenta a cidade sabe que o trânsito está cada vez mais caótico e não tem um efetivo de policiais disponível para tal função, assim como já esta defasado na segurança.
Se essa obra que só vem a ajudar a população tiver que ser feita em Palhoça o povo deveria dar mais apoio sim, porque não importa em qual cidade seja feita, o importante é termos essa obra, porque em todas as cidades que tiver um projeto desses irá ter as pessoas que irão fazer protestos, não estou tirando o mérito de ninguém de protestar contra, pois vivemos em uma sociedade democrática em que todos têm o direito de expressão. Enfim, se é para a melhoria da sociedade, e claramente é o que todos querem ,um novo complexo, que seja feito em Palhoça sim!

2 comentários:

  1. Prisões? Não seria preciso cadeias, mas infelizmente vivemos em um mundo onde a moral e os verdadeiros valores foram perdidos. Se é necessário, infelizmente deve ser construída.
    E concordo contigo, pois em meio a este contexto, Palhoça está necessitando.

    ResponderExcluir
  2. Sou sim a favor a construção, no bairro PEDRA BRANCA!

    ResponderExcluir