domingo, 24 de julho de 2011

Situações dentro do ônibus!

Todo mundo sabe que o transporte coletivo da grande Florianópolis é precário, e o salário das pessoas que trabalham nesse ramo, os cobradores e motoristas, não são justos.
Aqui em Palhoça (no centro), tem apenas uma empresa de ônibus, ou seja, o governo hierarquizou o coletivo público da cidade, fazendo assim, com que não haja competitividade de preços. Isso é mais uma forma de sugar dinheiro das pessoas que necessitam desse meio de transporte, o governo coloca o preço que quer, que, diga-se de passagem, aumenta todo ano. A tarifa aumenta, mas eles não fazem nenhuma melhoria. Existem vários problemas que a prefeitura de palhoça não da à mínima importância, por exemplo, aumentar a frota de ônibus, substituir ônibus velhos por novos, aumentar o salário dos trabalhadores desse ramo, dar passe livre para estudantes enfim, está na hora de colocar outra empresa de coletivo. O prefeito só fala que tem que buscar excelência para o transporte coletivo, mas até agora só vimos promessa.
Até transporte marítimo ele já citou, estamos esperando a tempo por esse milagre, mas até agora nada, daqui a pouco ele vai dizer que vai colocar um aeroporto em Palhoça. Convenhamos que de uma penitenciária para um aeroporto não falta muito!

Muitos ônibus estão pela “hora da morte”, mas eles insistem em colocar pra trabalhar, ou seja, são freqüentes situações em que no meio de uma viajem o ônibus quebra.
Mas existem pessoas que ajudam a piorar ainda mais a viajem, com atitudes totalmente descabíveis.

Primeiro: porque todo “mala sem alça” escuta funk ou rap no último volume do celular no "fundão" do ônibus?
Porque ele é débil mental, acha que é DJ do “buzão” e que não tem ninguém melhor que ele dentro do ônibus. A minha vontade é de pegar aquele celular e jogar na cara dele com tanta força que iria quebrar seu crânio, e o celular entraria em seu cérebro e o projeto de música que ele tava escutando ia tocar só na mente dele. 99,9% dos ônibus têm uma criatura dessas. Será que eles não sabem o que é fone de ouvido? 
Acho que quando eles vão a uma loja comprar um celular, o vendedor deve olhar pra cara dele e pensar – “ta usando moletom da Ciclone, uma bermuda taketel de uma marca de surf qualquer, boné, corrente de prata e um tênis sujo de lama, com certeza é um DJ de “busão”, mas vou tirar o fone de ouvido da caixa só pra garantir que ele vai incomodar, ele vai achar que nem veio, porque ele não lê o manual mesmo!”
 A culpa não é só dos vendedores maldosos é também dos camelos, porque quando os malas vão comprar fone de ouvido dos ambulantes esses fones vêm com defeitos e não funcionam, porque o ambulante viu que se tratava de um DJ de “busão” e não queria acabar com a carreira brilhante da criatura, então, deu o fone estragado.
Alguém avisa pra esses caras que nem todo mundo gosta de ouvir putaria ou música de cadeia dentro do ônibus! Muitas pessoas estão com dor de cabeça, outras está estressada da rotina de trabalhar de segunda a sexta, outras pessoas estão lendo um livro, e fica aquela mosca no ouvido que não da pra simplesmente matar e acabar com o zumbido.
Enfim, não se sabe ao certo porque esses “malas” sem alça escutam música alta dentro do ônibus, mas são várias respostas tentando desvendar esse mistério.
Vamos usar o bom senso e aprender a respeitar as pessoas, principalmente dentro do ônibus!

Segundo: quando você está com alguma bolsa ou mochila que da pra perceber que esta pesada, e não tem lugar pra sentar, e ninguém se oferece pra carregar sua bolsa.
Eu fico no meu íntimo pensando - “será que vai fazer alguma diferença se essa criatura levasse minha bolsa? Será que iria cair sua perna? Será que ela tem alguma doença totalmente contagiosa, que passaria para minha bolsa?”
A resposta para as perguntas é NÃO! A única doença que a criatura que está na sua frente tem é “falta de vergonha na cara”! Ela esta super bem acomodada, e você ali sendo empurrada, quase caindo, todo mundo esbarrando na sua bolsa, e sendo que a pessoa com seu fone de ouvido não esta nem aí pra você, e mais nenhuma alma bondosa move uma palha pra te ajudar.
Vamos de hoje em diante, para as pessoas que fingem que nada acontece, adotar uma bolsa de uma pobre coitada que não conseguiu lugar pra sentar. ADOTE UMA BOLSA VOCÊ TAMBÉM!

Terceiro: pessoas que se negão a dar o lugar pra alguém mais necessitado sentar.
Irei contar uma história verídica. Certa vez o ônibus lotado, uma mulher e um homem sentados na primeira fila de bancos que tem depois da catraca, e uma mulher que aparentava muito cansada e ainda era obesa, parou no lado dessa primeira fila de bancos que estava esse casal, e adivinha quem levantou primeiro pra moça sentar? A mulher é claro! Ela olhou com cara de desprezo pro cara ao lado, mas cedeu o lugar. Até aí tudo normal, mas o problema é, - porque as mulheres acham que sempre o homem tem que levantar primeiro pra oferecer o lugar?  Porque esse paradigma de que sempre o homem que tem que fazer tudo?
As mulheres que lutaram tanto por igualdade entre homens e mulheres, agora estão reclamando? Não adianta querer igualdade só nas partes boas, como por exemplo, empregos, salários e liberdades, têm que arcar com todas as igualdades possíveis. Aí vai a atitude de igualdade, mas vejo esse gesto mais como um dever por tudo que as mulheres conseguiram com suor, a mulher não tem que achar que é errado ela dar o lugar no ônibus ao invés do homem, muito pelo contrário, somos iguais e ninguém é melhor que ninguém.
Acordem mulheres! Estamos no século XXI e não no século XXVIII. No passado sim existiam cavalheiros, hoje em dia temos esses homens da caverna, infelizmente é essa realidade que nos cerca.

Quarto: pedintes de ônibus.
Quem já presenciou uma situação em que um mendigo, entra no ônibus pede a atenção de todos e fala: - “podia ta matando, roubando me prostituindo, mas to aqui pedindo pra vocês me ajudarem com alguma graninha, minha mãe ta no hospital, meu pai morreu faz pouco tempo, tenho 300 irmãos pra cuidar, e tenho que pagar minha passagem né!”
A francamente! Vai trabalhar, não é justo as pessoas que tiram seu dinheiro do suor diário e tem que dar pra esses “fios desencapados”, que não fazem nada além de comprar drogas e cachaça, porque é isso que eles vão fazer com seu dinheiro e não comprar fralda geriátrica e muito menos leite para sua mãe no hospital , vai pedir dinheiro pros políticos corruptos! E sem falar que dar esmola é uma atitude errada. Quer ajudar? Começa ajudando a campanha do agasalho ou doando cestas básicas para as entidades! Parem de ficar alimentando a vontade desses caras de ficar pedindo esmola, apenas faça o certo, NÃO DE ESMOLA!

Então, vamos fazer com que a viajem dentro de um ônibus seja a melhor possível pra todo mundo, temos que colaborar com as pessoas que estão precisando de uma ajuda, não custa nada serem generosos, principalmente com atitudes tão simples como essas que eu citei. Já que o governo não faz a sua parte, mesmo assim vamos fazer a nossa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário