quarta-feira, 27 de julho de 2011

ACIDENTES

Todos os dias vimos nos noticiários e nos jornais acidentes de trânsito que resultam em mortes e feridos. A maioria das pessoas já está acostumada com esse tipo de notícia e são indiferentes quanto a isso, e simplesmente continuam suas vidas cotidianas sem se quer mover uma palha para que esse problema se resolva. Quando acontece um acidente aéreo as pessoas, aí sim, ficam preocupadas e querem saber de tudo o aconteceu nos mínimos detalhes. Quando acontece um acidente aéreo o número de pessoas que morrem, e tudo de uma vez só, realmente é chocante, mas se formos parar pra pensar em números, a quantidade de pessoas que morrem nas estradas por ano é muito maior do que no transporte aéreo. Por exemplo, quando um motoqueiro é fatalmente atingido por um caminhão e vem a falecer, e sendo que o motorista do caminhão nada acontece com ele, à primeira coisa que o caminhoneiro pensa é – “ah, foi menos um, ainda mais que é motoqueiro” . Porque a população se importa menos com acidentes de trânsito, sendo que é ele que causa mais vítimas? Na verdade até a mídia deve estar cansada de cobrir matérias com acidentes de trânsito. Porque a mídia não usa seu recurso de comunicação para auxiliar as pessoas no trânsito, ao invés de colocar tantas propagandas de carros?
Principalmente quando é um famoso que está envolvido no acidente, parece que todos os canais da TV e jornais estão voltados para aquela notícia, fica parecendo que não tem mais nada pra falar, como por exemplo, o acidente há pouco tempo atrás com um jogador de futebol na Avenida Beira Mar norte, ou então o acidente com o filho de uma atriz global, que andava de skate em um túnel e foi fatalmente atropelado por um carro que vinha em alta velocidade.
Quando acontece um acidente aéreo os familiares das vítimas processam a ANAC e a empresa aérea, porque não processar quando em caso de estradas que não oferecem segurança, ou seja, esburacadas e sem sinalização, a Secretaria de Obras ou a ANTT (Agencia Nacional de Transportes Terrestres)? Porque não é isso que os políticos prometem em campanhas? Melhorias de estradas, pavimentação, mais segurança e por ai vai à enxurrada de promessas.
É claro que existem campanhas contra a violência no trânsito, auxiliando as pessoas no que é certo, mas é muito falho, só com isso não é possível chegar a um trânsito beirando a perfeição, e sem falar que para isso o governo teria que fazer muitas obras nas estradas. As pessoas têm que aprenderem como se comportar como cidadãos com ética no trânsito desde cedo, por exemplo, implantando nas escolas aulas de educação no trânsito, desde o ensino fundamental.
Um exemplo clássico de descaso com as estradas é a BR 101/sul, as obras iniciaram em 2005, com muitas polêmicas, uma delas é a construção de um túnel no Morro dos Cavalos, que até hoje não saiu do papel e só um milagre irá tirar o bendito projeto da teoria, e em 2005 foi dito que a obra iria ser concluída em 2007, desde então ouvimos que a obra tem previsão de conclusão para 2015.
E enquanto esperamos por mais esta obra, que só serve para encher o bolso dos políticos e serve também como carta coringa em épocas de eleição, vidas vão se perdendo em meio a tanto descaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário