Eu tenho muito azar em
restaurantes, lanchonetes e supermercados, não por derrubar coisas das
prateleiras ou derramar o suco na mesa, mas por observar os funcionários. Eu
sou uma pessoa muito exigente e detalhista nesse sentido, por que é meu
dinheiro que esta sendo gasto, então eu começo a observar tudo que eles fazem,
até conversas entre eles eu tento entender mesmo estando longe, pra isso serve
a leitura labial. Eu gosto de entender como é o sistema entre eles, como eles
são tratados pelos seus respectivos chefes, como funciona o local, afinal e
repetindo eu irei gastar meu dinheiro ali e pretendo não me decepcionar. E por
ser detalhista demais nesses locais eu me decepciono bastante e é quase sempre.
Enfim, irei contar uma história verídica, em um restaurante, que está entalada
na minha garganta desde o momento em que eu e uma amiga presenciamos.
Gostaria muito de falar o nome do
restaurante, mas por motivos de não querer ficar à mercê de um processo, não
falarei.
Estava eu e uma amiga almoçando
em um restaurante, que eu tinha feito uma propaganda muito boa sobre ele, e que
realmente a comida é ótima, quando eu estava observando os cozinheiros, de
repente aparece uma funcionária que vem falar com a suposta chefe e dona do
restaurante, sobre o porquê que ela tinha chego atrasada, a suposta chefe
simplesmente olhou para ela com um olhar de “vou te matar”, um tom de voz super
arrogante, e uma resposta totalmente antiética para a situação em que ela
colocou a funcionária, ou melhor, ela disse na frente de várias pessoas que
estavam lá e em tom de voz alto e grosso: “eu vou descontar essa meia hora que
chegasse atrasada do teu salário!”.
Eu só não levantei da cadeira e
falei algumas pra essa mulher, por que eu almoço todos os dias lá e não queria
arrumar desavença com ela, mas depois desse “showzinho” protagonizado pela
própria dona eu irei procurar outro lugar, e faltou muito pouco, principalmente
porque eu fiquei olhando a expressão da funcionária e não foi nada agradável
ver a situação de inconveniência que ela passou diante de várias pessoas que
presenciaram a falta bom senso, que era zero.
Não fui só eu que ficou pasmem
com a situação, mas todos os clientes ficaram espantados com a atitude da
chefe, muitas pessoas talvez não voltaram ali, outras voltaram a almoçar ali,
mas que vão olhar com outra visão pro restaurante e nunca esqueceram aquela
cena embaraçosa.
A dona do restaurante poderia
muito bem ter chamado ela num canto e dito somente pra ela que iria descontar
aquele atrazo.
A expressão de timidez, de
alienação, vergonha e tantas outras definições para aquela funcionária, ficou
tão marcado na minha memória, me pareceu que ela precisa muito desse emprego,
porque a chefe dela deve ser uma peste em forma de gente. Pelo o que eu captei
observando a funcionária ela aparenta ser uma profissional dedicada. Mas fiquei
com muita pena dela, e eu fico muito revoltada com essas injustiças cometidas
principalmente por aqueles que detém o poder, eles são os piores, pois acham
que o dinheiro compra tudo e acabam esquecendo que existe sentimentos e pessoas
com esses tais sentimentos. E principalmente porque conheço a funcionária e a
família dela de vista, e são pessoas humildes, de bem, sempre ouço as pessoas
falarem bem dela, sempre vejo freqüentando a igreja, são de baixa renda mesmo.
E não justifica em nada a chefe dela humilhá-la na frente de várias pessoas
porque ela chegou atrasada no serviço, não estou querendo dizer que é errado a
chefe querer descontar do salário pelo atraso, mas sim pelo dano moral sofrido
por ela na frente das pessoas, que poderiam ser testemunhas num processo contra
essa chefe que causou esse dano moral a sua subordinada, eu seria uma
testemunha com certeza, e fiquei muito revoltada comigo de não ter feito nada,
e não é a primeira vez que eu presencio fatos como estes nesses locais.
Na minha opinião o atendimento, a
relação de simpatia e prestatividade para com os clientes é tudo, não adianta
ter um estabelecimento ótimo, com produtos maravilhosos, que não tenha pessoas
que saibam como fazer a propaganda, como atender e ter bom senso nas atitudes
dentro de um estabelecimento comercial, quando o cliente gosta do atendimento,
e as vezes até acaba criando um certo “coleguismo” com funcionários, o cliente
com certeza vai querer voltar no estabelecimento, e mesmo que os produtos
oferecidos lá não sejam de muita preferência desse cliente, ele vai querer
voltar nem que seja para comprar alguma coisa qualquer, como se fosse uma desculpa
para voltar lá, apenas porque ele gostou do atendimento.
E como diz aquela frase clichê “o
cliente sempre tem razão”, significa que toda essa minha crítica tem fundamento
e é procedente, ou seja, tenho razão, e é muito bom ter razão quando realmente
se tem razão, e quando eu estou convicta de que eu tenho razão, mas que eu não
tenho, eu invento alguma teoria ou busco alguma brecha que faça com que eu
tenha, mas nesse caso eu simplesmente tenho toda a razão em estar revoltada.
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