sábado, 22 de outubro de 2011

História verídica em um restaurante


Eu tenho muito azar em restaurantes, lanchonetes e supermercados, não por derrubar coisas das prateleiras ou derramar o suco na mesa, mas por observar os funcionários. Eu sou uma pessoa muito exigente e detalhista nesse sentido, por que é meu dinheiro que esta sendo gasto, então eu começo a observar tudo que eles fazem, até conversas entre eles eu tento entender mesmo estando longe, pra isso serve a leitura labial. Eu gosto de entender como é o sistema entre eles, como eles são tratados pelos seus respectivos chefes, como funciona o local, afinal e repetindo eu irei gastar meu dinheiro ali e pretendo não me decepcionar. E por ser detalhista demais nesses locais eu me decepciono bastante e é quase sempre. Enfim, irei contar uma história verídica, em um restaurante, que está entalada na minha garganta desde o momento em que eu e uma amiga presenciamos.
Gostaria muito de falar o nome do restaurante, mas por motivos de não querer ficar à mercê de um processo, não falarei.
Estava eu e uma amiga almoçando em um restaurante, que eu tinha feito uma propaganda muito boa sobre ele, e que realmente a comida é ótima, quando eu estava observando os cozinheiros, de repente aparece uma funcionária que vem falar com a suposta chefe e dona do restaurante, sobre o porquê que ela tinha chego atrasada, a suposta chefe simplesmente olhou para ela com um olhar de “vou te matar”, um tom de voz super arrogante, e uma resposta totalmente antiética para a situação em que ela colocou a funcionária, ou melhor, ela disse na frente de várias pessoas que estavam lá e em tom de voz alto e grosso: “eu vou descontar essa meia hora que chegasse atrasada do teu salário!”.
Eu só não levantei da cadeira e falei algumas pra essa mulher, por que eu almoço todos os dias lá e não queria arrumar desavença com ela, mas depois desse “showzinho” protagonizado pela própria dona eu irei procurar outro lugar, e faltou muito pouco, principalmente porque eu fiquei olhando a expressão da funcionária e não foi nada agradável ver a situação de inconveniência que ela passou diante de várias pessoas que presenciaram a falta bom senso, que era zero.
Não fui só eu que ficou pasmem com a situação, mas todos os clientes ficaram espantados com a atitude da chefe, muitas pessoas talvez não voltaram ali, outras voltaram a almoçar ali, mas que vão olhar com outra visão pro restaurante e nunca esqueceram aquela cena embaraçosa.
A dona do restaurante poderia muito bem ter chamado ela num canto e dito somente pra ela que iria descontar aquele atrazo.
A expressão de timidez, de alienação, vergonha e tantas outras definições para aquela funcionária, ficou tão marcado na minha memória, me pareceu que ela precisa muito desse emprego, porque a chefe dela deve ser uma peste em forma de gente. Pelo o que eu captei observando a funcionária ela aparenta ser uma profissional dedicada. Mas fiquei com muita pena dela, e eu fico muito revoltada com essas injustiças cometidas principalmente por aqueles que detém o poder, eles são os piores, pois acham que o dinheiro compra tudo e acabam esquecendo que existe sentimentos e pessoas com esses tais sentimentos. E principalmente porque conheço a funcionária e a família dela de vista, e são pessoas humildes, de bem, sempre ouço as pessoas falarem bem dela, sempre vejo freqüentando a igreja, são de baixa renda mesmo. E não justifica em nada a chefe dela humilhá-la na frente de várias pessoas porque ela chegou atrasada no serviço, não estou querendo dizer que é errado a chefe querer descontar do salário pelo atraso, mas sim pelo dano moral sofrido por ela na frente das pessoas, que poderiam ser testemunhas num processo contra essa chefe que causou esse dano moral a sua subordinada, eu seria uma testemunha com certeza, e fiquei muito revoltada comigo de não ter feito nada, e não é a primeira vez que eu presencio fatos como estes nesses locais.
Na minha opinião o atendimento, a relação de simpatia e prestatividade para com os clientes é tudo, não adianta ter um estabelecimento ótimo, com produtos maravilhosos, que não tenha pessoas que saibam como fazer a propaganda, como atender e ter bom senso nas atitudes dentro de um estabelecimento comercial, quando o cliente gosta do atendimento, e as vezes até acaba criando um certo “coleguismo” com funcionários, o cliente com certeza vai querer voltar no estabelecimento, e mesmo que os produtos oferecidos lá não sejam de muita preferência desse cliente, ele vai querer voltar nem que seja para comprar alguma coisa qualquer, como se fosse uma desculpa para voltar lá, apenas porque ele gostou do atendimento.
E como diz aquela frase clichê “o cliente sempre tem razão”, significa que toda essa minha crítica tem fundamento e é procedente, ou seja, tenho razão, e é muito bom ter razão quando realmente se tem razão, e quando eu estou convicta de que eu tenho razão, mas que eu não tenho, eu invento alguma teoria ou busco alguma brecha que faça com que eu tenha, mas nesse caso eu simplesmente tenho toda a razão em estar revoltada.

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