sábado, 22 de outubro de 2011

História verídica em um restaurante


Eu tenho muito azar em restaurantes, lanchonetes e supermercados, não por derrubar coisas das prateleiras ou derramar o suco na mesa, mas por observar os funcionários. Eu sou uma pessoa muito exigente e detalhista nesse sentido, por que é meu dinheiro que esta sendo gasto, então eu começo a observar tudo que eles fazem, até conversas entre eles eu tento entender mesmo estando longe, pra isso serve a leitura labial. Eu gosto de entender como é o sistema entre eles, como eles são tratados pelos seus respectivos chefes, como funciona o local, afinal e repetindo eu irei gastar meu dinheiro ali e pretendo não me decepcionar. E por ser detalhista demais nesses locais eu me decepciono bastante e é quase sempre. Enfim, irei contar uma história verídica, em um restaurante, que está entalada na minha garganta desde o momento em que eu e uma amiga presenciamos.
Gostaria muito de falar o nome do restaurante, mas por motivos de não querer ficar à mercê de um processo, não falarei.
Estava eu e uma amiga almoçando em um restaurante, que eu tinha feito uma propaganda muito boa sobre ele, e que realmente a comida é ótima, quando eu estava observando os cozinheiros, de repente aparece uma funcionária que vem falar com a suposta chefe e dona do restaurante, sobre o porquê que ela tinha chego atrasada, a suposta chefe simplesmente olhou para ela com um olhar de “vou te matar”, um tom de voz super arrogante, e uma resposta totalmente antiética para a situação em que ela colocou a funcionária, ou melhor, ela disse na frente de várias pessoas que estavam lá e em tom de voz alto e grosso: “eu vou descontar essa meia hora que chegasse atrasada do teu salário!”.
Eu só não levantei da cadeira e falei algumas pra essa mulher, por que eu almoço todos os dias lá e não queria arrumar desavença com ela, mas depois desse “showzinho” protagonizado pela própria dona eu irei procurar outro lugar, e faltou muito pouco, principalmente porque eu fiquei olhando a expressão da funcionária e não foi nada agradável ver a situação de inconveniência que ela passou diante de várias pessoas que presenciaram a falta bom senso, que era zero.
Não fui só eu que ficou pasmem com a situação, mas todos os clientes ficaram espantados com a atitude da chefe, muitas pessoas talvez não voltaram ali, outras voltaram a almoçar ali, mas que vão olhar com outra visão pro restaurante e nunca esqueceram aquela cena embaraçosa.
A dona do restaurante poderia muito bem ter chamado ela num canto e dito somente pra ela que iria descontar aquele atrazo.
A expressão de timidez, de alienação, vergonha e tantas outras definições para aquela funcionária, ficou tão marcado na minha memória, me pareceu que ela precisa muito desse emprego, porque a chefe dela deve ser uma peste em forma de gente. Pelo o que eu captei observando a funcionária ela aparenta ser uma profissional dedicada. Mas fiquei com muita pena dela, e eu fico muito revoltada com essas injustiças cometidas principalmente por aqueles que detém o poder, eles são os piores, pois acham que o dinheiro compra tudo e acabam esquecendo que existe sentimentos e pessoas com esses tais sentimentos. E principalmente porque conheço a funcionária e a família dela de vista, e são pessoas humildes, de bem, sempre ouço as pessoas falarem bem dela, sempre vejo freqüentando a igreja, são de baixa renda mesmo. E não justifica em nada a chefe dela humilhá-la na frente de várias pessoas porque ela chegou atrasada no serviço, não estou querendo dizer que é errado a chefe querer descontar do salário pelo atraso, mas sim pelo dano moral sofrido por ela na frente das pessoas, que poderiam ser testemunhas num processo contra essa chefe que causou esse dano moral a sua subordinada, eu seria uma testemunha com certeza, e fiquei muito revoltada comigo de não ter feito nada, e não é a primeira vez que eu presencio fatos como estes nesses locais.
Na minha opinião o atendimento, a relação de simpatia e prestatividade para com os clientes é tudo, não adianta ter um estabelecimento ótimo, com produtos maravilhosos, que não tenha pessoas que saibam como fazer a propaganda, como atender e ter bom senso nas atitudes dentro de um estabelecimento comercial, quando o cliente gosta do atendimento, e as vezes até acaba criando um certo “coleguismo” com funcionários, o cliente com certeza vai querer voltar no estabelecimento, e mesmo que os produtos oferecidos lá não sejam de muita preferência desse cliente, ele vai querer voltar nem que seja para comprar alguma coisa qualquer, como se fosse uma desculpa para voltar lá, apenas porque ele gostou do atendimento.
E como diz aquela frase clichê “o cliente sempre tem razão”, significa que toda essa minha crítica tem fundamento e é procedente, ou seja, tenho razão, e é muito bom ter razão quando realmente se tem razão, e quando eu estou convicta de que eu tenho razão, mas que eu não tenho, eu invento alguma teoria ou busco alguma brecha que faça com que eu tenha, mas nesse caso eu simplesmente tenho toda a razão em estar revoltada.

terça-feira, 4 de outubro de 2011


Coisas que me irritam no facebook

Primeiro: Correntes
Vão todos para aquele lugar quem participa de praticamente todas as correntes de facebook! Eu acho de tremenda falta de criatividade e comodismo ficar copiando aquelas frases “bonitinhas” ou alguma “historinha pra boi dormi” no seu status, tenha vergonha na cara e cria alguma coisa que vem da tua cabeça, deixa de ser Maria vai com as outras. Mas acho que muita gente se sente ofendida a não colocar ou desafiada de alguma forma, porque no final dessas correntes sempre tem aquela frase “se você também concorda com tal coisa, cole isso no seu mural”. É quase que um crime se, no caso, você concordar e não colar a praga no seu mural, por isso eu informo aos “abestados” que não é crime se você concorda com a “historinha pra boi dormi” e não quer colar no seu mural, pelos menos ainda não é.
Deveria estar escrito no final “se você é retardado assim como eu, cole essa mensagem, que já foi copiada por milhões de pessoas e que já virou clichê, no seu mural de merda”. As pessoas que vivem copiando essas mensagens clichês, são as mesmas que não tem personalidade e coragem de falar aquilo que sentem, pois elas tem medo de serem julgadas por algo novo e inusitado, pois aquela mensagem já foi “aprovada” por várias pessoas então não tem como errar ou ser criticado. É como se fosse algo padrão, assim como estilo de roupa. Na minha opinião a era digital deixa as pessoas acomodadas demais, essa mania de “CTRL C + CTRL V” é muito perigosa, eu sou a favor da velha e boa escrita que vem de você, e mesmo que ela seja alguma coisa que você não aprove muito, mas pelo menos não é cópia foi do seu cérebro que saiu aquela mensagem. Por isso eu sou a favor da CAMPANHA PARA DAR DELETE EM TODAS AS CORRENTES DE FACEBOOK!

Segundo: sorteios
Os primeiros sorteios que eu fui convidada a participar até achei interessante, participei e não ganhei nada, até aí tudo bem, mas dai começou a vir uma nuvem negra que avançou com toda força para o facebook até tomar conta literalmente e se tornar um verdadeiro dilúvio.
O que é um sorteio? É um jogo em que você só precisa participar e esperar o resultado, certo? Errado se for o caso dos sorteios de facebook.
Todo sorteio que eu sou convidada eu leio e acho graça, porque era pra ser uma coisa simples, você participaria e simplesmente esperaria o resultado, mas não, tinha que vim àquelas pessoas que adoram fazer das coisas mais complicadas. Como assim?
Por exemplo, no perfil da página do sorteio está lá no começo da descrição o que vai ser sorteado, e logo em seguida tem as instruções pra você segui-las e se não fizer de acordo como esta no “regulamento” você não participará, o problema é que essas instruções são muitas e são vários detalhes que você tem que fazer por causa de uma puta que pariu de “mala de maquiagem” paleta de maquiagem” roupa da loja da mãe Joana” e assim vai.
Eu estava lendo um sorteio e continha nele 10 instruções, algumas delas eram: curtir a página (isso já seria o suficiente para participar de um sorteio, já poderia parar por aí); na página da loja você teria que clicar em promoções e clicar em “Quero participar” (já não basta ir na página da loja?); você teria que clicar em EU VOU no alto da página do sorteio (essa só já bastava também); convidar TODOS os amigos (que empenho); responder à uma tal pergunta; etc. E no final geralmente tem uma mensagem ameaçadora dizendo que se você não seguir todas as instruções não participará do sorteio.  Cansei só de citar alguns que eu lembrei, imagina ter que fazer isso tudo e várias vezes, porque são milhões de sorteios todos os dias.
Digo aos organizadores desses sorteios: será que não dava pra dificultar mais um pouco? Como por exemplo, ter que enfrentar algumas horas numa ligação com aquelas esperas infinitas com musicas de operadoras de Telemar Kent, ir à lua pegar uma pedra, nadar 950 mil metros, enfrentar um leão, acho que seria até melhor.
Eu sei que tem toda uma publicidade por traz disso, mas já bastava a pessoa participar, e simplesmente a publicidade também estaria realizada, porque o cidadão vai ficar sabendo de onde vem o sorteio e o que esta sendo sorteado, porque é só isso que a pessoa que quer ganhar o premio quer saber, e não ter que enfrentar a burocracia toda pra poder participar, é um abuso mesmo, daqui a pouco estão cobrando alguma tarifa ou imposto pra poder participar dos sorteios. Participe da CAMPANHA ACABE COM A BUROCRACIA DOS SORTEIOS!

TERCEIRO: pessoas que não tem nada pra fazer e muito menos falar e acabam colocando bosta no seu status
Muitas pessoas que lerem esse meu texto vão me criticar principalmente por esse terceiro tópico, mas estou nem aí, fiz o blog pra falar o que eu quero mesmo, e se você quiser conversar comigo sobre isso ou me criticar também, ficarei feliz.
Tem gente aí se achando o Ronaldo Coutinho ou o Leandro Puchalski, porque ta a toda vez que a nuvem muda de posição falando do tempo, se você quer ser meteorologista tudo bem eu entendo a sua preocupação constante com o tempo, mas caso contrário vai fazer alguma coisa que preste na vida e pare de reclamar ou elogiar o tempo a cada um segundo!
Esse papo de elevador é no elevador e não no facebook.
Tem também aquelas pessoas que fazem do facebook um twitter , tudo bem se “uma vez na vida e outra na morte” você fala o que faz, mas tem aquelas pessoas insuportáveis que falam a toda hora o que vão fazer, se vão no banheiro fazer o numero dois são obrigados a relatar no facebook, meu caro colega irei lhe informar que não é legal ficar falando que vai fazer isso e aquilo a todo instante, aliás parece uma pessoa que não faz nada de interessante na vida. Pra isso existe o Twitter, ta aí mais uma campanha: CAMPANHA FAÇA UM TWITTER VOCE QUE ADORA DAR SATISFAÇÃO DE ONDE VAI E DE ONDE VEM!

Quarto: Mensagens indiretas
Tem gente que por pura vontade e inocência coloca alguma frase ou alguma crítica a qualquer coisa no status do facebook, e vêm às pessoas ignorantes achando que foi uma mensagem indireta pra ela, aí vem chingando e criticando sem argumentos construtivos. Se o chapéu serviu tudo bem, mas sinto lhe informar que não foi intenção mandar mensagem indireta e que se a pessoa quisesse realmente falar alguma coisa pra certa pessoa, eu suponho que seria na direta mesmo.
Mas existem pessoas sem coragem de descarregar alguma coisa entalada pessoalmente, que saem mandando mensagens indiretas, e aquelas mensagens que ficam bem esclarecidas que é pra certa pessoa, isso é ridículo, é a era digital tomando conta das velhas e boas conversas de carne e osso.

Quinto: cutucadas
Quem foi o ignorante que inventou a cutucada no facebook? Eu nunca entendi o real significado da cutucada, o infeliz clica num link e isso significa que ele “cutucou” a pessoa, cutucar significa outra coisa que não tem nada a ver com rede social, foi uma ideia realmente muito escrota que inventaram pro facebook.
E o pior é quando pessoas estranhas te cutucam, o que passa na cabeça de uma pessoa que nem te conhece e nem nunca te viu que vem e cutuca? Até mesmo um amigo, o que passa na cabeça de um infeliz que te cutuca? Qual o motivo? Porque sinceramente eu não vejo razão ou graça nisso!
Daqui a pouco vão inventar: “fulano de tal puxou o seu cabelo”, “fulano de tal comeu seu fígado”.

Sexto: pessoas que querem mandar nas informações do seu perfil
De vez em quando aparece uma atualização assim: fulano disse que você mora em tal lugar ou estuda em tal lugar, se eu quiser colocar onde eu moro e onde eu estudo ou o que eu estudo no facebook, eu vou colocar por livre e espontânea vontade e não porque a pessoa está solicitando que eu mude meu perfil, é bizarro esse instrumento do facebook, as pessoas não estão felizes com as informações que contem no seu perfil e querem simplesmente mudá-las como se fosse o seu próprio.

Sétimo: Solicitações de jogos.               
Imaginem que o facebook é uma horta, as pessoas que sabem utilizar são as frutas boas, os infelizes que não sabem utilizar são as frutas podres e as solicitações de jogos são as pragas.
O pior não é quem joga esses jogos “Forever Alone”, a parte ruim mesmo é quando ele fere o seu limite te fazendo solicitações constantemente. Isso irrita caro cidadão! Antes de jogar essa praga no facebook alheio pergunte no bate papo se a pessoa se interessa em jogar, simples assim!

 TODOS OS TEXTOS SÃO CRIAÇÕES MINHAS SE FOR COPIAR ME AVISA!